OS "DESIGREJADOS"

                                    

 

OS DESIGREJADOS

"E a Paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus." Filipenses 4:7

 

Olá, caro leitor.

Graça e paz da parte de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!

 

Como vocês podem observar o título de nosso artigo é : OS

DESIGREJADOS.

 

O objetivo deste é deixar claro para vocês a importância de congregar, e não ser um desigrejado.

 

Antes de comerçarmos a abordar o assunto sobre a união com outros irmãos, vamos falar um pouco do significado da palavra «igreja»

 

 Em Mateus 16:18  Jesus diz que edificaria a sua igreja e as portas do inferno não prevaleceriam sobre ela.

A palavra igreja vem do grego « Ekklesia» e quer dizer: ajuntamento de pessoas para um mesmo propósito e finalidade.

Nós, cristãos evangélicos somos chamados de Igreja de Cristo, porque quando nos reunimos em assemblêia, nos reunimos com um único propósito, louvar e adorar ao Senhor Jesus.

 

A palavra igreja em si quer dizer coletividade, e não, individualidade. Sendo assim você só passa a ser igreja de Cristo quando reunido com outros que tem o mesmo propósito de buscar e louvar ao Senhor Jesus.

 

Em nenhuma parte das escrituras sagradas encontramos apoio aos que querem servir a Deus sozinhos em suas casas. Pelo contràrio, sempre achamos palavras que nos exortam a congregar e não deixarmos a congregação. Da mesma forma encontramos palavras que nos orientam a suportar a fraqueza dos que são mais fracos que nós dentro da igreja e considerarmos os outros superiores a nós mesmos.

 

Durante todos estes anos tenho notado que as reclamações dos desigrejados são as mesmas.

 

Elas são:

Me maltraram;

Usaram de má fé comigo;

Fizeram comércio com a palavra de Deus;

Onde congreguei estava cheio de pessoas hipócritas

O pastor/pastora era arrogante e autóritário

Vi muita mentira;

Falta de amor;

Contendas e traições;

Heresias e apostasia

Não sou hipócrita como muitos que encontrei na igreja

Minha fe é em Deus e posso servi-lo em casa sem ter que ir a uma congregação.

Meu coração é limpo e Deus me ouve em casa mesmo.

Ouço programas de louvor, adoração e pregação em casa e isto me basta.

 

 

Estes são apenas alguns argumentos dentre tantos outros que os desigrejados usam para não estarem junto com os irmãos.

 

Muitos caem neste grande erro, ignorando a importância de estar congregado. Infelizmente eles ainda desconhecem a bíblia e o verdadeiro sentido de estar congregado. Se esquecem que na bíblia está escrito que o joio deve crescer junto com o trigo Mt 13.24-30, 36-43. e que é o Senhor quem fará a separação.

Jesus foi traido pelo próprio companheiro chamado Judas Escariotes, que depois de o haver vendido ainda foi ao seu encontro e lhe deu um beijo como de amigo, mas na verdade o beijo era para indicar quem era Jesus para os soldados romanos. Lc 22:48- Sal 40, 10

 

Que Pedro Negou Jesus sendo jesus seu melhor amigo. Marcos 14:66

 

 

Que o apóstolo Paulo foi perseguido por muitos que se diziam ser seus irmãos .At 13.50.

Que a bíblia nos alerta que nos últimos tempos haveria maus pastores.

Que muitos iriam fazer do evangelho um comércio e um meio para enriquecerem.

Os desigrejados infelizmente se esquecem que Jesus disse em Apocalipse: Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida.

 

Os desigrejados se esquecem que a bíblia diz que devemos suportar a fraqueza dos fracos e não agradar a nós mesmos.Romanos 15:1

O suportar a fraqueza dos fracos quer dizer que devemos suportar nossos irmãos com suas manias, falsidades, mentiras, arrogâncias e até desamor. Sim amados!! Encontramos pessoas assim o tempo todo dentro da congregação, mas a bíblia diz que devemos suportá-las.Voce é que deve manter a fé, não ser falso, hipócrita, mentiroso ou arrogante…e seguir a paz com todos.

 

Falsidade, arrogancia, mentiras, discordia, nós encontramos por toda parte, até mesmo em nossa propria familia Carnal muitas vezes. Jesus Chamou para sua igreja (ministerio) 12 homens e quando lemos acerca deles vemos que: existia um ladrao e traidor(Judas Escariotes). Um arrogante, brigao e falso (Pedro) Um incredulo (Tomé) um amoroso (João).

 

Jesus ali esta mostrando que a igreja é lugar para todos e que os mais fortes devem suportar os mais fracos assim como Ele suportou a todos nós e morreu pelos nossos pecados. Ah! Mas eu nao sou jesus!! Nao é Jesus, mas a biblia diz que nós devemos ser semelhantes a Ele. Logo o fato de encontramos pessoas assim na igreja nao pode nos dar motivos de nos afastarmos da igreja que é o corpo de cristo e que foi fundada pelo proprio Jesus para agregar pessoas de todos os tipos para seu reino.

Vejam o que diz a respeito da Paz de Deus no início do artigo.

A Paz de Deus !!! Só de pensar, dá para imaginar que não é uma paz qualquer, é a paz de Deus !!! E se ela excede todo o entendimento,então significa que está além do que somos capazes de imaginar. E a promessa é, que esta paz, guardará nosso coração, que são as nossas emoções e nossa mente, que são nossos pensamentos. Por isso devemos crer e pedir a Deus para que tudo aquilo que causa transtorno em nossas emoções e pensamentos sejam afastados de nós, pois não estão de acordo com sua palavra.

 

Se você tiver a Paz de Deus em si, você vai suportar tudo e todos até o fim.

Nada que acontece em nossos dias é novo. Basta uma leitura do novo testamento para ver que tudo que acontece hoje dentro da igreja é mais que antigo, já ocorreu antes, e continua acontecendo em nossos dias. O importante é que você tenha a paz e o amor de Deus em ti.

 

O exemplo da igreja primitiva

Na igreja primitiva, se tornar cristão significava pertencer à igreja de Cristo. Os cristãos eram batizados, adicionados à igreja (Atos 2.41, 47; 5.14; 16.5).

Mais que simplesmente viver uma vida privada, compromissada com Cristo, ser cristão significa juntar-se formalmente com outros cristãos em uma assembleia local e devotar-se ao ensinamento dos líderes, à comunhão, ao partir do pão e às orações (Atos 2.42).

 

Há evidências no Novo Testamento que assim como havia uma lista de viúvas elegíveis para o suporte financeiro (1 Timóteo 5.9), assim também havia uma lista de membros que aumentava conforme as pessoas eram salvas. De fato, quando um cristão se mudava para outra cidade, a sua igreja frequentemente escrevia uma carta de recomendação para a sua nova igreja (Atos 18.27; Romanos 16.1; Colossenses 4.10).

 

A liderança da igreja

A igreja possui uma pluralidade de líderes que supervisionam um grupo de crentes. As tarefas que os líderes possuem pressupõe um grupo definidos de pessoas as quais estão sob os seus cuidados. As Escrituras ensinam que os pastores irão prestar contas a Deus por cada individuo sob o seu cuidado (Hebreus 13.17). Os pastores somente podem prestar contas a Deus por pessoas que eles sabem que estão no seu rebanho. Por outro lado, as Escrituras ensinam que os cristãos devem se submeter aos seus líderes. Se uma pessoa é desigrejada, surge a pergunta: "Quem são os seus líderes?".

Que pastor irá prestar conta dela diante de Deus ou poder responder por ela como ensina as escrituras?
 

Disciplina na igreja

Mateus 18.15-17 estabelece a disciplina na igreja. O exercício da disciplina pressupõe que os líderes da igreja saibam quem são os membros da igreja. 

 

Meu querido irmão desigrejado! Não se deixe enganar por filosofias mundanas que dizem que você pode servir a Deus sozinho em sua casa. Jesus vem buscar sua igreja e somente os que estão congregados irão subir, e serão salvos pois são os tais que cumprem requisito do ser igreja que o novo testamento nos mostra.

Não deixe que a iniquidade apague sua fé!!

Jesus sabia que Judas era ladrão, que Pedro o ia trair e nem por isto se ausentou deles. Logo, mesmo que você tenha visto algum problema na igreja ou vivenciado algum momento de conflito, de falta de amor, de respeito na igreja, isto não é motivo para você deixar de congregar. Jesus vem buscar sua noiva e para ser noiva de cristo você tem que pertencer a igreja.

 

Se aquele grupo cristão ou igreja que voce fazia parte errou demais com você. Procure outro grupo, mas não deixe de congregar pois ser cristão é estar congregado. É ter um pastor. É estar junto com outras pessoas para exaltar ao nome do Senhor. E lembre-se: somente Deus vai separar o joio do trigo no último dia.

A nós cabe sermos fiéis até a morte observando tudo que Jesus nos ensinou.

 

Passagens Bíblicas que mostram que devemos congregar

 

Mt 16:18. 1 Co 3:11. Sl 84:10.

Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue (At 20:28).

Não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-vos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia (Hb 10:25).

 

A razão do ato de “desigrejar-se” não é motivado por nova revelação bíblica; por movimento de retorno à Palavra ou clamor pela chegada de avivamento. Evidenciam-se como motivação saliente de descontentamento pessoal e também de conveniência própria (insatisfação e aspiração). Apesar disso, eles defendem uma vida religiosa mais familiar (caseira) e uma profissão de fé doméstica (descaracterizada de igreja organizada). 

 

Para justificar sua saída, sustentam que os escândalos nas igrejas e os desvios bíblicos do papel e da função da mesma, são a causa para tal decisão. Esses crentes que já estão na “saideira gospel” precisam considerar não apenas os fatores “escandalosos e escatológicos da religião” para fazerem suas promulgações de êxodo; carecem estudar a própria doutrina da igreja. A eclesiologia bíblica e teológica não deixam ninguém com dúvidas quanto ao fundamento da igreja (Mt 16:18; 1 Co 3:11), sua composição mística e universal (Hb 12:23) e sua presença organizada como congregação local de cristãos (At 11:26).

 

A Igreja Universal de Cristo (que não é a denominação), aquela que o mesmo Senhor virá ao seu encontro no arrebatamento é composta por crentes vivos e até mortos (mas que no dia de sua vinda ressuscitarão) que foram salvos por Ele em todas as eras e tempos. Mesmo assim, existe a inegável realidade da igreja local organizada com cultos, liturgias, ministérios, lideranças, coletas, contribuições e etc. (At 2:46,47; 1 Co 14:6; 6:1-6; 13:1-2; Ef 4:11-12;  Hb 13:17; 1 Co 16:1; Rm 15:26; 2 Co 9:1-13; Hb 7:8; Lc 11:42).

 

"Antes de tudo, ouço dizer que, quando estão reunidos em assembléia, há divisões entre vocês. E, em parte, eu acredito nisso. É preciso mesmo que haja divisões entre vocês, a fim de que se veja quem dentre vocês resiste a essa prova". 1 Corintios 11:18-19

Segundo o que lemos no verso acima deixado pelo Apostolo Paulo nas escrituras, vemos que as coisas ruins que acontecem dentro da igreja, acontecem para que os fieis possam passar na prova sendo aprovado. Se você desiste de congregar por este ou aquele problema, vocé esta mostrando que vocé nao foi aprovado

 

Finalizando, chamo à atenção daqueles que estão pretendendo sair de suas igrejas e fixarem-se nessa nova posição de “desigrejados”; asseguro-lhes que tal decisão não será o melhor para a vida de vocês.

 

 Espero que este artigo possa ter te ajudado a entender a importância de se estar congregado. Jesus vem buscar sua igreja, e a igreja é a união de todos os cristãos espalhados mundialmente mas que congregam e estão sempre se reunindo em um local para louvar e buscar a Deus. Se você estiver fora deste local, desta assembleia, mesmo se auto denominando cristão, você não é Igreja de Cristo,

 

Que Deus vos abencôe!

 

Pastor Reginaldo Torres